Lipoaspiração

A lipoaspiração é uma gratificante cirurgia plástica que desenha novos e belos contornos no corpo. A lipoaspiração elimina definitivamente a teimosa gordura localizada.

Lipoaspiração contra gordura localizada

  A gordura localizada forma-se pelo acúmulo de células de gordura que são muito difíceis de remover em circunstâncias normais. Quando essas células são eliminadas através da lipoaspiração, elas não voltam a se regenerar. Suponhamos que você faça uma lipoaspiração e atinja o contorno desejado, mas posteriormente ganhe peso, então esse peso será distribuído uniformemente pelo corpo sem criar bolsas de gordura localizada. E se você perder peso novamente, você voltará a ter mesma aparência de quando fez a sua lipoaspiração.

Grandes resultados podem ser alcançados em áreas abaloadas de gordura. Estas áreas respondem muito bem a lipoaspiração e podem manter o resultado para o resto da vida.

  • Lipoaspiração contra obesidade
    As pessoas “moderadamente” obesas podem se beneficiar da lipoaspiração. Em muitos desses casos a lipoaspiração serve de incentivo psicológico para a progressiva perda de peso no combate a obesidade. Por exemplo, a pessoa que tenha quatro quilos de gordura removidos durante a lipoaspiração, em seguida, sente-se motivada a perder mais seis quilos através de dieta e exercício físico. Contudo, a lipoaspiração sozinha não é um método de controle de peso e não substitui a dieta e exercício físico. Para de obesidade avançada, aconselha-se a cirurgia bariátrica.
  • O que a lipoaspiração não pode fazer?
    A lipoaspiração não consegue eliminar a gordura localizada abaixo do músculo. A lipoaspiração consegue eliminar apenas a gordura entre o músculo e a pele.

Quanta gordura pode ser lipoaspirada?

 Em pessoas de média estatura, o valor máximo de gordura que pode ser lipoaspirado de forma segura é até cinco litros. Em pessoas de baixa estatura pode ser eliminado até de 3 ou 4 litros em uma única lipoaspiração.
Acima desses valores, o cirurgião plástico pode recomendar duas ou mais lipoaspirações em intervalos de três ou mais meses. Fazer uma segunda e terceira lipoaspirações exige gastos extras, mas vale a pena em nome da segurança.

  • Lipoaspiração de grandes volumes de gordura
    Pessoas com grandes depósitos de gordura podem lipoaspirar grandes volumes de gordura. A lipoaspiração de grande volume envolve grandes riscos. Entretanto, alguns poucos cirurgiões plásticos costumam executar com freqüência lipoaspiração de grande volume de forma segura.
    As pessoas que necessitam lipoaspirar grandes volumes de gordura devem se certificar que estão em excelente saúde, que o cirurgião plástico é experiente neste tipo de procedimento e que a cirurgia será executada no hospital sob a monitorização de um médico anestesiologista.

Combinando múltiplas áreas de lipoaspiração

  A lipoaspiração de todas as áreas dentro de uma unidade anatômica pode resultar em melhor equilíbrio estético. Portanto os cirurgiões recomendam lipoaspirar conjuntamente o abdômen, quadril e culotes. A lipoaspiração, portanto não pode somente ser executada sobre a área alvo, a lipoaspiração deve ser executada sobre outras áreas afins.

Combinando a lipoaspiração com outras cirurgias plásticas

  Ao combinar sua lipoaspiração com outras cirurgias plásticas, você pode potencializar o resultado estético e alcançar uma aparência ainda mais jovial e atrativa. Além disso, o custo da sua lipoaspiração será reduzido em até 50%. Veja abaixo as cirurgias plásticas mais freqüentemente combinadas com a lipoaspiração:

  • Lipoaspiração com abdominoplastia
    A Abdominoplastia remove o excesso de gordura e pele do abdômen. Conjuntamente é lipoaspirado o quadril, flancos e coxas resultado em uma aparência mais discreta e jovial.
  • Lipoaspiração com mamoplastia de aumento
    A Mamoplastia de Aumento acrescenta volume aos seios e aumenta a sua projeção através de próteses de silicone. Conjuntamente são lipoaspirados os flancos, abdômen e quadril, resultado em uma aparência mais feminina e elegante.
  • Lipoaspiração com mamoplastia de redutora
    A Mamoplastia Redutora reduz o tamanho e levanta os seios. Conjuntamente são lipoaspirados os flancos, abdômen e quadril, resultado em melhor equilíbrio estético.
  • Lipoaspiração com gluteoplastia de aumento
    A Gluteoplastia de Aumento originariamente utiliza próteses de silicone para aumentar os glúteos, mas é possível alcançar excelente resultado ao injetar nos glúteos a própria gordura removida na lipoaspiração, técnica conhecido por lipoenxertia.

Pós-operatório e recuperação da lipoaspiração

  No Pós-operatório de lipoaspirações de pequeno ou médio porte, normalmente as pacientes retornam no mesmo dia para se recuperar em casa. Para lipoaspirações de grande porte recomenda-se a recuperação na clínica ou hospital nas primeiras 24 horas. Pode-se voltar ao trabalho após dois ou três dias e retomar os exercícios físicos após uma ou três semanas.

  •  Melhora na aparência após a lipoaspiração
    A melhora em algumas áreas pode ser visível logo após a lipoaspiração e uma grande parte do efeito será observado em seis semanas, mas a aparência final não pode ser definida em menos de seis meses. Os cirurgiões plásticos dizem que se pode esperar 80% do resultado em quatro ou seis semanas, 95% em três meses e 100% em seis meses.
    A gordura lipoaspirada deixa um espaço entre a pele e o tecido subjacente. Como parte do processo cura a pele assenta-se gradualmente neste espaço. O resultado final da lipoaspiração depende da capacidade da pele em se adaptar ao novo contorno. Para potencializar a aderência da pele ao novo contorno, recomenda-se o uso da cinta modeladora e sessões de drenagem linfática.
  • Grau de satisfação com a lipoaspiração
    A satisfação após a lipoaspiração está estreitamente ligada às expectativas antes da lipoaspiração. Quem espera um significativo emagrecimento ou melhora da celulite após a lipoaspiração, pode se decepcionar. Mas quem compreende as limitações e procura um contorno corporal mais harmonioso, provavelmente alcança grande satisfação.
    A pessoa com irregularidade preexistente na pele pode estar entre as mais satisfeitas com a lipoaspiração. Uma vez que ela já tem o que poderia ser considerado um resultado estético desfavorável da lipoaspiração, pode se sentir satisfeita com o fato do contorno corporal ter sido reduzido. Para esta pessoa, a aparência da pele seria uma questão secundária.
  • Quanto tempo pode durar o resultado da lipoaspiração?
    Os resultados da lipoaspiração são permanentes. Se você voltar a ganhar peso depois da lipoaspiração, a gordura vai se distribuir uniformemente pelo corpo. Por exemplo, um grande aumento de peso pode depositar gordura nos braços, pescoço ou peito após uma extensa lipoaspiração do abdômen, coxas e quadril.

Lipoaspiração contra celulite e estrias

  O objetivo da lipoaspiração é melhorar o contorno corporal, não a aparência da pele. A aspiração da gordura promove melhor harmonia estética corporal, mas não elimina estrias, rugas, flacidez ou celulite.
A idéia que a lipoaspiração pode eliminar celulite baseia-se na retração da pele após a cirurgia que consequentemente resulta em uma leve redução da celulite. Mas dificilmente algum cirurgião plástico pode garantir este efeito.
  • Qualidade da pele
    Ter pele firme é uma das chaves para se alcançar um resultado atraente na lipoaspiração. Quanto melhor a qualidade da pele, melhor o resultado. Pele firme, não muito fina, sem marcas e não danificada pelo sol são boas características. Porém aquelas pessoas com pouca elasticidade na pele podem também se beneficiar da lipoaspiração se o objetivo delas for apenas reduzir o volume corporal.
    A qualidade da pele não muda após a lipoaspiração e a paciente pode se sentir muito feliz em poder vestir roupas mais justas. O efeito benéfico da lipoaspiração pode ser ainda mais contundente se observado nesta perspectiva.

Lipoescultura – lipoaspiração de alta definição

  A lipoescultura destina-se a eliminar a gordura que se localiza logo abaixo da pele. O volume de gordura a ser eliminado nesta técnica é menor que o volume de gordura que pode ser eliminado pela lipoaspiração tradicional.
Apesar do volume de gordura a ser removido na lipoescultura ser menor que o volume de gordura que pode ser reduzido na lipoaspiração tradicional, o preço da lipoescultura é o mesmo que o preço da lipoaspiração. Isto acontece porque o tempo necessário para se executar a lipoescultura é o mesmo da lipoaspiração. Na lipoescultura o cirurgião se concentra nos detalhes necessitando de mais tempo e habilidade.
  • Diferenças entre a lipoescultura e a lipoaspiração
    A maioria das áreas do corpo tem duas camadas de gordura – uma camada fina e superficial e outra camada espessa e profunda. A lipoaspiração é essencialmente destinada a lipoaspirar a gordura da camada profunda, onde há maior volume de gordura suave.
    Lipoaspirar a camada superficial, onde a gordura é mais sólida e pouco volumosa, pode causar irregularidades na pele. O tornozelo, a panturrilha e a face são exemplos de áreas que possuem apenas a camada superficial de gordura. A partir desse conceito, os cirurgiões criaram a técnica de lipoescultura da camada superficial. Poucos cirurgiões plásticos realizam rotineiramente lipoaspiração superficial.

Lipoaspiração masculina (Homens)

  Os homens são mais propensos a acumular gordura em áreas que não são acessíveis à lipoaspiração. Por exemplo, no pescoço a gordura pode estar em baixo do fino músculo do pescoço e no abdômen a gordura pode estar entre os músculos ou dentro do abdômen em volta dos intestinos. Por outro lado, a pele nos homens é mais elástica e espessa do que a pele das mulheres, este fator permite alcançar excelentes resultados através da lipoaspiração.

Riscos da lipoaspiração

  Quando falamos de riscos de complicações na lipoaspiração não significa que elas realmente aconteçam. Obviamente, o cirurgião plástico especializado em lipoaspirações é capaz de avaliar durante a consulta todos os riscos e perigos preexistentes.

  • Evitando os riscos
    A lipoaspiração é uma cirurgia como todas as outras, e como tal, apresenta prós e contras. Os benefícios e vantagens são evidentes com indicação para qualquer idade, porém há risco considerável em pessoas com diabetes, problemas cardíacos, problemas no sistema imune, doenças crônicas e obesidade mórbida. Para essas pessoas, o cirurgião plástico solicita uma avaliação especializada antes da cirurgia, permitindo executar a lipoaspiração com maior segurança.
  • Riscos graves e menos graves
    Alguns riscos graves da lipoaspiração incluem infecção, reação à anestesia ou coagulação sanguínea. Os riscos menos graves incluem entorpecimento e despigmentação da pele.
  • Fibrose
    A fibrose é a formação de nódulos oriundos do excesso de tecido conjuntivo fibroso. Estes nódulos podem surgir debaixo da pele na região lipoaspirada, formando uma aparência muito pouco estética. Ocorre em 5% dos pacientes de lipoaspiração, mas pode ser evitada através de tratamento pós-operatório e do uso da cinta modeladora. O tratamento de prevenção inicia-se 48 horas após a cirurgia e consiste em até 10 sessões de drenagens linfáticas localizadas na região lipoaspirada e no uso constante da cinta modeladora. Cada sessão deve ser realizada a cada três dias. O método de drenagem linfática mais atual e eficiente é o Manthus que utiliza a tecnologia de ultra-som com correntes elétricas. O segundo método mais eficiente é o ultra-som propriamente dito. Para uma maior eficácia aconselha-se em conjunto a drenagem linfática sessões de Dermato-Funcional. Não se recomenda drenagem linfática manual por ser pouco eficaz no tratamento anti-fibrose e desaconselha-se tratamentos com uso de vácuo como a carboxiterapia e endermoterapia, pois estes podem provocar flacidez da pele. Eles são recomendados para tratar fibroses já instaladas e somente pode ser iniciado após o quarto mês depois da lipoaspiração.