A rinoplastia é uma pequena mas poderosa cirurgia plástica que melhora a aparência do nariz criando uma imagem facial mais sofisticada e atraente.

O que a rinoplastia pode fazer?

banner-home-servicos-rinoplastiaÉ uma cirurgia que exige um plano cirúrgico meticuloso e adaptado às características individuais de cada paciente. A rinoplastia é uma cirurgia difícil de dominar que exige um cirurgião habilidoso e experiente.

Quando a rinoplastia atinge o resultado desejado, a satisfação é imensa. Uma rinoplastia bem sucedida pode mudar a personalidade da pessoa, de tímida à extrovertida. Entretanto quando a rinoplastia apresenta um resultado insatisfatório, a frustração pode ser grande.

Pode mudar a forma do nariz ao modificar o tamanho e a forma do osso e da cartilagem nasal. Se for necessária cartilagem extra para substituir ou aumentar a cartilagem nasal, ela pode ser recolhida a partir do septo nasal ou da costela. Cartilagem extra é especialmente útil para melhorar a ponta do nariz.

A cirurgia mudou drasticamente nas últimas décadas. Em anos anteriores, essa cirurgia era usada apenas para reduzir o nariz, no qual uma grande quantidade de cartilagem era removida. Atualmente, os cirurgiões plásticos limitam a quantidade de tecido a ser removido e concentram-se no reposicionamento da cartilagem a fim de alcançar resultados naturais e agradáveis. As modernas técnicas de rinoplastia suturam, moldam e adicionam cartilagem, permitindo aos cirurgiões plásticos mais opções de remodelação.

A rinoplastia é uma boa opção?

As pessoas mais jovens são melhores candidatas à rinoplastia que as pessoas mais velhas. As pessoas mais jovens se adaptam facilmente ao novo nariz, porque a auto- imagem delas ainda não está bem definida. Enquanto que as pessoas mais velhas, geralmente já estão habituadas às características do nariz e da face, na qual qualquer alteração na aparência pode provocar um grande impacto.

  • Idade mínima
    Não existe idade mínima para se submeter à rinoplastia, basta que o paciente esteja saudável e que suas estruturas nasais já estejam desenvolvidas.
  • Mudanças desejadas
    Antes visitar o cirurgião plástico, olhe-se no espelho e faça uma reflexão cuidadosa do que lhe incomoda em seu nariz. Saber explicar para o cirurgião o que você deseja mudar através da rinoplastia é o primeiro passo para alcançar um resultado satisfatório. Quem não consegue identificar as características que deseja mudar em seu próprio nariz, provavelmente ficará insatisfeito com o resultado da rinoplastia.
  • Uso de medicação nasal
    As pessoas que usam medicação nasal têm um risco acrescido de complicações que podem exigir uma segunda rinoplastia. Quem faz uso de medicação nasal deve informar isto ao cirurgião plástico.

Riscos da rinoplastia

Quem deseja fazer uma rinoplastia deve ter consciência que a rinoplastia é sempre um desafio cirúrgico para os cirurgiões e um resultado estético quase imprevisível para os pacientes. Os riscos da rinoplastia são:

  • Uso de medicação nasal
    As pessoas que usam medicação nasal têm um risco acrescido de complicações que podem resultar na necessidade de uma segunda rinoplastia. Quem faz uso de medicação nasal deve informar isto ao cirurgião.
  • Resultado insatisfatório
    Quem deseja se submeter a uma cirurgia de rinoplastia deve considerar 80% possibilidades de sucesso. Isto significa que em 20% dos casos será necessária uma segunda rinoplastia de revisão para alcançar o resultado desejado. Isto não significa necessariamente que o cirurgião não executou bem a cirurgia. Existem várias razões para que isto aconteça, talvez a mudança não seja suficiente ou talvez no início o resultado parecesse promissor e tornou-se desfavorável com o passar dos meses.
  • Absorção ou torção dos enxertos de cartilagem
    Quando são utilizados enxertos de cartilagem existe a possibilidade de eles serem absorvidos pelo organismo ou se torcerem. Se o problema for grave, pode ser necessária uma segunda rinoplastia de revisão.
  • Alterações vias aéreas nasais
    As mudanças no nariz podem interferir com a passagem de ar através do nariz exigindo uma segunda rinoplastia de revisão.
//]]>